Carteira de motorista internacional: como obtê-la no caso que você seja residente legal na Espanha

Para quem tem nacionalidade espanhola ou é residente legal na Espanha saiba que pode tramitar uma carteira de motorista internacional. Esta carteira permite-lhe dirigir temporalmente pelo território de países que não sejam membros da União Europeia e que não tenham adotado o modelo de carteira previsto nos Tratados de Genebra ou Viena.

Se você trocou a sua carteira brasileira pela espanhola poderá dirigir com ela em todos os países da União Europeia sem realizar nenhum trâmite, porém em outras partes do mundo não existe esta validez automática.

A carteira de motorista internacional é parecida a uma caderneta, tem 16 folhas com as suas qualificações como motorista nas seguintes línguas: espanhol, alemão, inglês, francês, italiano, português, árabe e russo e tem validez de um ano.

De todas as formas, você deve ter cuidado porque não é um documento válido para dirigir na Espanha mesmo que esteja na língua espanhola.

É recomentado obtê-la sempre que tenha intenção de viajar a países que não pertençam a União Europeia devido que as leis sobre homologação de habilitações são muito diferentes de um país a outro. Também se recomenda informar-se na Embaixada ou Consulado Espanhol do país ao que vai viajar, pois existem exceções: por exemplo, na China só se admite a habilitação chinesa, não admitem a habilitação internacional.

Se você decide dirigir fora da Espanha e tirar a carteira de motorista internacional lembre-se que também é obrigatório que leve a habilitação espanhola, a carteira internacional por si só não tem validez alguma.

Como obter a habilitação internacional na Espanha:

Deve-se solicitar na \”Dirección General de Trafico\” (DGT) da província onde você reside, sendo obrigatório pedir agendamento. Isto se pode fazer através da sede eletrônica da DGT, tendo que pagar uma taxa de 10,10 € para a expedição do documento.

Documentação necessária:

  • Formulário oficial (pdf)
  • Taxa 10,10€ (modelo 791). Existem três formas de pagamento: em dgt.es, com cartão bancário nos balcões da DGT e com débito bancário ou dinheiro nas agências bancarias. (a DGT não aceita pagamento em dinheiro).
  • DNI, NIE ou passaporte em vigor.
  • Para estrangeiros comunitários: passaporte ou documento de identidade do país de origem e NIE (Certificado de inscrição do registro central de estrangeiros).
  • Original e cópia da habilitação espanhola em vigor.
  • Fotografia atual de 32×26 mm

Se você não tem tempo de fazer esse trâmite saiba que pode fazer através de um representante que deverá se identificar na DGT, e levando consigo uma autorização válida assinada pelo interessado para representá-lo no procedimento.

No dia no agendamento você deve levar o formulário devidamente preenchido, pagar a taxa e a carteira de motorista internacional será entregue no mesmo dia.

Fontes:

https://sede.dgt.gob.es/es/tramites-y-multas/permiso-de-conduccion/permiso-internacional/

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Abrir chat
1
Escanea el código
Hola
¿En qué podemos ayudarte?