SAIBA COMO CONSERVAR A NACIONALIDADE ESPANHOLA SE VOCÊ VIVE FORA DO TERRITÓRIO ESPANHOL

Se você tem a nacionalidade espanhola, mas nasceu fora do território espanhol, você deve prestar muita atenção nesse artigo.

Se você é um espanhol nascido no exterior, reside fora da Espanha e seus pais também são espanhóis nascidos no exterior, saiba que você pode perder a nacionalidade espanhola se não fizer uma Declaração de Conservação da Nacionalidade no Registro Civil Consular da sua localidade.

Para realizar este processo, você tem um prazo de 3 anos a partir da data que cumpra os 18 anos. Portanto, você pode fazer a Declaração da Conservação da Nacionalidade Espanhola somente quando não tenha completado ainda os 21 anos.

Deve saber que você não será obrigado a realizar este procedimento para a preservação da nacionalidade espanhola, se ao adquirir a nacionalidade espanhola você exerceu o direito de opção estabelecido no Código Civil Espanhol.

Se você não sabe se esse direito da opção foi exercitado, você pode verificá-lo na sua certidão de nascimento de inteiro teor, especificamente, na coluna que está do lado esquerdo da certidão. Nesta coluna aparecerá expressamente se você adquiriu a nacionalidade espanhola por opção.

Em relação ao direito de opção, você deve saber que as pessoas que têm o direito de optar pela nacionalidade espanhola são:

  • Estão ou estiveram baixo custodia de um espanhol.
  • Pai ou mãe eram originalmente espanhóis e nasceram na Espanha.

Também terão o direito de optar pela nacionalidade espanhola quando a determinação da filiação ou nascimento na Espanha ocorrer após os 18 anos de idade. Neste caso, a lei concede um período de 2 anos a partir dessa determinação.

Se você não estiver em um desses casos, você terá que realizar o procedimento para a preservação da nacionalidade.

Este procedimento é muito simples, o que você deve fazer é ir ao Consulado Geral da Espanha da sua localidade, depois de completar 18 anos e antes dos 21.

Para isso, você não precisará marcar hora, apenas deve ir ao Consulado da Espanha com os seguintes documentos:

  • Passaporte espanhol atual (original e uma cópia simples).
  • Certificado de nascimento espanhol de inteiro teor (cópia simples).
  • RG brasileiro (cópia original e simples).

Se você tem a nacionalidade por simples presunção, é menor de idade e decidiu viver no Brasil ou tem filho ou algum parente nessa situação o melhor é inscrever-se ou inscrever a criança no Consulado da Espanha da localidade que vai residir, ir renovando sempre o passaporte e quando tenha 18 anos solicitar a Conservação da Nacionalidade no Consulado Espanhol mais próximo.

É imprescindível saber que a nacionalidade espanhola para quem não é filho de espanhol de nascido na Espanha se pode perder, e nem sempre é fácil tornar a recuperá-la ou adquiri-la outra vez. Por isso, tenha como prioridade se inscrever no Consulado da Espanha da sua localidade, ter o passaporte sempre renovado e utilizá-lo sempre quando possa. É a única forma de continuar a ser espanhol.

Fonte:

http://www.exteriores.gob.es/Consulados/SAOPAULO/es/ServiciosConsulares/Paginas/SCSaoPaulo/Conservacion-nacionalidad.aspx?fbclid=IwAR3zk1GOhQ2lN1U3uvAJHqvV2qvRz_4h0M2TNOhne0o7O8hzPII8ROZGLdU

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Abrir chat
1
Escanea el código
Hola
¿En qué podemos ayudarte?