O QUE É BITCOIN? É UM INVESTIMENTO SEGURO?

O bitcoin é uma criptomoeda ou moeda virtual, é uma forma de pagamento auto-regulada sem referencia física nem apoio financeiro de nenhum país, os proprietários de bitcoins são completamente anônimos e as transações são feitas através de internet com códigos cifrados e múlti confirmados mediante uma tecnologia chamada ”blockchain”.

A primeira vez que foi usado o concepto criptomoeda foi em 1998 pelo informático Wei Dai que propôs a idéia de um novo tipo de dinheiro que utilizaria a criptografia para controlar a criação e transações. Em 2009 foi quando Satoshi Nakamoto publicou uma prova em uma lista de correio eletrônico.

O bitcoin é vendido em algumas agencias de cambio na internet e para o processo é necessário:

  1. Abrir uma conta em algum dos provedores, depositar o dinheiro na conta (transferência bancaria cartão de credito, Paypal)
  2. Comprar uma moeda (Bitcoins, Ehereum, Ripple, Litecoin..)
  3. Pode vender suas moedas quando quiser e o pagamento é feito em uma conta bancária privada.

O preço do bitcoin varia constantemente, existe uma cotização em tempo real e nos últimos anos passou de 750 dólares por bitcoin no final de 2016 até 19.500 no final de 2017 e agora aproximadamente 14.500 dólares. Como todos os investimentos não existe nenhuma garantia de rentabilidade, o que está claro é que o preço em um futuro dependerá do uso, a lei da oferta e demanda de sempre.

As transações com bitcoins é uma minoria perto dos outros modos de pagamentos, são feitos normalmente por aplicativos no celular ou computador, introduzindo a conta do destinatário e pulsando enviar, como é uma transação completamente anônima é impossível cancelar ou retificar essa transação.

A segurança é o que mais importante e o que mais preocupa os usuários, os expertos dizem que é uma tecnologia matematicamente infranqueável, mas devem ter especial cuidado com a segurança do seu computador que deve estar protegido contra vírus espias, troianos ou keyloggers e ter senhas complicadas e completamente privadas.

Nos últimos meses o Bitcoins ganhou muitos admiradores, mas também é alvo de muitas criticas, a loucura é tanta que o principal banco do Japão, o Mitsubishi UFJ Financial Group, diz ter planos de lançar sua própria criptomoeda ainda este ano, em outros países como China o People’s Bank of China (Banco Central do país) diz que esse tipo de negociação deve ser totalmente proibido.

O lado mais escuro dos Bitcoins é que como são moedas completamente anônimas é a forma de pagamento mais usada para compra e venda de artículos ilegais na red TOR, onde se comercializa com drogas, armas, pornografia infantil etc.

As ultimas noticias na Espanha é que a “Agencia tributaria” vai começar a vigiar as carteiras eletrônicas e as vendas por internet de bitcoins, eles fixarão umas diretrizes e prioridades para combater a fraude fiscal em um plano de controle anual.  O objetivo é estar mais atentos aos novos modelos de serviços de distribuição via eletrônica com novas medidas para combater a fraude fiscal.  Tem cuidado, se pensa em sair comprando moedas virtuais para não pagar impostos pode ser que no final acabe pagando uma multa de \”Hacienda\”.

Fonte:https://elpais.com/economia/2018/01/23/actualidad/1516692604_933085.html

 http://www.elperiodico.com/es/economia/20171203/bitcoin-que-es-6467132

 

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Abrir chat
1
Escanea el código
Hola
¿En qué podemos ayudarte?