Como tirar o número da \”Seguridad Social\” para trabalhar

O número de “Afiliación a la Seguridad Social” tem um fim parecido com nº do INSS no Brasil, é necessário para identificar a relação do cidadão com a “Seguridad Social” é necessário para trabalhar e aceder ao sistema de saúde publica, quando reside legalmente no pais.

O trabalhador é quem deve solicitar o número de “afiliación a la Seguridad Social”, mas também pode ser o empresário que deseja contrata-lo quem faça o tramite, mas isso normalmente não é muito normal.

Esse número é pessoal, nunca caduca e não existe apenas quando trabalhamos, existem pessoas que nunca trabalharam e já tem esse número, inclusive menores de idade.

Para solicitá-lo deve ir a “Tesorería General de la Seguridad Social” que corresponda a sua residência, dependendo do lugar é necessário pedir agendamento e pode fazê-lo no telefone 901 50 20 50.

Os documentos necessários são:

  • DNI
  • NIE ou Passaporte.
  • Preencher o formulário Modelo TA1
    (Pode dar download Aqui )

Os cidadãos da União Europeia podem tirar o número da “Seguridad Social” com o passaporte comunitário, se depois resolver tirar o NIE é necessário ir outra vez à “Tesorería de la Segurdad Social” para pedir a modificação dos dados do documento. Os cidadãos comunitários podem trabalhar até três meses sem a necessidade de tirar o NIE, mas é importante saber que a maioria das empresas não contratam pessoas que não possuem o NIE.

Fonte:

www.seg-social.es/Internet_1/Masinformacion/TramitesyGestiones/ObtenciondelNumerod44084/index.htm

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Abrir chat
1
Escanea el código
Hola
¿En qué podemos ayudarte?