Saiba que a partir de 2021 vai ser mais difícil viajar a Europa

Como todos sabem, para que que um brasileiro venha a Europa não é preciso pedir nenhum tipo de visto, unicamente cumprir com os requisitos de entrada, podendo ficar no Espaço Schengen durante 90 dias, sendo que este período pode ser prorrogável por outros 90 dias.

Por tanto, a partir do final de 2021 essa situação vai mudar, já que o Parlamento e a Comissão Europeia decidiram tomar medidas para aumentar a segurança em toda sua fronteira, dado o atual problema de terrorismo que sofremos, assim como a crise migratória existente.

A medida que se adoptará se chama ETIAS, que são as siglas em inglês de Sistema de Informação e Autorização de Viajes (SEIAV). O sistema escolhido vai ser similar ao adotado pelos Estados Unidos e será aplicável aos cidadãos de mais de 60 países que atualmente estão isentos de solicitar visto para visitar o Espaço Schengen.

A autorização de viagem ETIAS é um sistema que permite pré-selecionar aos viajantes antes que tomem o avião. Toda informação proporcionada na solicitação do ETIAS será examinada e comparada com uma serie de bases de dados de segurança como a Interpol e Europol.

Se deve ter em conta que alguns países europeus não formam parte do Acordo Schengen, sendo seus requisitos e normas para que os turistas entrem nas suas fronteiras outras. Atualmente, os países que fazem parte desse grupo são: Bulgária, Croácia, Chipre, România, Irlanda e Inglaterra.

Por tanto, a autorização ETIAS é uma autorização para viagens com motivos de lazer ou negócios, pelo que não será nenhum substituto do Visto de trabalho ou do de estudantes. Desse modo, pode ser que quem use a autorização ETIAS para entrar e depois ficar ilegal em algum país comunitário tenha consequências, como por exemplo impossibilitar a regularização futura.

De momento para conseguir a autorização ETIAS deverá efetuar o tramite eletrônico, sendo essencial cumprir três requisitos imprescindíveis:

  • Contar com um passaporte válido
  • Contar com uma conta de email
  • Contar com um cartão de crédito ou débito

A solicitação da autorização ETIAS exigirá que o viajante preencha o formulário com seus dados biográficos más importantes como seu nome completo, data de nascimento e país de residência. Quando esteja preenchendo a solicitação ETIAS, deverá também proporcionar os dados do seu passaporte. Posteriormente, o solicitante deverá responder a uma série de perguntas sobre assuntos de segurança e saúde.

Se tem previsto que a resposta será quase automática, porém isso será um ponto que se terá que ver quando esteja para entrar em funcionamento todo o sistema, assim como o preço que se cobrará para dar essa autorização. Até que entre em funcionamento algumas exigências ou procedimento podem mudar. Dessa forma, só saberemos de fato como procederá tudo um pouco antes da entrada em vigor.

Advogado Brasileiro em Madrid entende que é uma informação importante ainda que prematura para que os nossos eleitores saibam, organizem seus planos e para que num futuro não pegue ninguém desprevenido.

Fonte: https://www.etiasvisa.com/es

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Abrir chat
1
Escanea el código
Hola
¿En qué podemos ayudarte?